Notícias
Sob ritmo alucinante em termos de trabalho, ano legislativo foi aberto na Câmara
Nove Projetos de Leis aprovados, quatro Moções e 312 Indicações completaram a pauta carregada da primeira sessão legislativa do ano. Na noite de quarta-feira, 8, perante um plenário repaginado (leia mais abaixo), dezenas de pessoas compuseram a assistência, testemunhando a retomada dos trabalhos parlamentares.
Criação da estrutura organizacional do Instituto de Previdência Municipal, instituição do Conselho Municipal e do Fundo Municipal de Turismo de Caieiras, autorização para que a cidade celebre convênio com unidade bancária para que servidores obtenham empréstimos e financiamentos, autorização para que a Prefeitura forneça passes de ônibus aos genitores de crianças de 0 a 6 anos matriculadas na rede municipal de ensino, instalador de equipamento eliminador de ar na tubulação do sistema de abastecimento d’água na cidade, denominações a logradouros públicos e à academia que será instalada no centro esportivo “Jorge Wrede” e ainda a autorização para que os servidores da Câmara firmem convênios com instituições de saúde para descontos em folha, foram os Projetos de Leis aprovados.
Nas Moções, a nº 001, de autoria do presidente, Dr. Panelli, homenageou a Guarda Municipal pelo seu dia (6 de fevereiro). A nº 002, apresentada pelo vereador Lagoinha, reconheceu o belo trabalho dos Guardas, mediante a captura de um elemento que tentava furtar um estabelecimento comercial. Por fim, a Moção 003, de autoria da Mesa da Câmara, requereu ao setor administrativo do Banco do Brasil que reative, com urgência, a agência bancária em Francisco Morato, vez que essa demanda reprimida tem culminado com a vinda dos clientes ao município caieirense, triplicando o número de usuários perante o banco no município.
As Indicações prosseguiram documentando sugestões e tomadas de providências por conta da Prefeitura, no sentido de minimizar o sofrimento da municipalidade. Serviços de zeladoria e ações que melhorem a vida das pessoas constaram junto ao calhamaço de pedidos. A Indicação 311, por exemplo, de autoria de todos os vereadores, pede que todos os bolsistas da Frente de Trabalho recebam o auxílio transporte. No total 312 reivindicações passaram.

PLENÁRIO REPAGINADO

Quem esteve na Câmara Municipal na noite de quarta-feira, certamente se deparou com um ambiente diferente daquele que a sede do Poder Legislativo exibia. As paredes laterais ganharam adesivos fotográficos, retratando diversas nuances históricas do município em imagens em preto e branco.
Residências antigas junto à fábrica, forno de cal, os primeiros operários, desfile da fanfarra “Walter Weiszflog”, início da ocupação do jardim Esperança, praça da Emancipação, antiga estação ferroviária, os irmãos Otto, Walter e Alfred Weiszflog igualmente ganharam destaque na paisagem que tem como principal objetivo transportar o cidadão às origens do município.
“É temático. Longe de implicar custos, a medida aponta para a ampliação do reconhecimento que fazemos concernente às nossas raízes. De forma que um simples ingresso ao plenário da Câmara, transporta o cidadão para um momento nostálgico, onde tudo começou. Cultuar a história, a memória também figura como parte dessa Legislatura”, analisou o presidente, Dr.Panelli.